18.1.08

Por trás dos holofotes

Tudo pronto. Iluminação, som, modelos na boca de cena, convidados ansiosos para saberem o que o estilista reservou para a próxima estação e em 15 min está tudo acabado. Mas, antes desses minutos de fama e glamour rolarem, tem uma galera que põe a mão na massa para que o show saia na mais perfeita ordem. Eles são os primeiros a chegar e os últimos a ir embora. No backstage o show fica por conta dos técnicos da iluminação e de áudio, sem falar nas camareiras.

Em sua terceira edição de SPFW, André Luís, técnico de iluminação da Stage Luz e Magia, conta, com bom humor, a vida corrida e cansativa de quem possibilita que as estrelas da moda brilhem. Segundo André, o trabalho começa com a idéia do cliente, uma equipe técnica estuda o ambiente e depois eles executam. “Mas não é igual como eles falam, sempre tem uma coisa nova, uma complicação de última hora. Mesmo que se tente contar com os imprevistos”, explica. Outro “problema” são aquelas idéias que não se tem como tornar realidade. “Nosso trabalho é resolver os problemas e deixar o cliente feliz. Se der alguma coisa errada, sobra para os técnicos. Até os acidentes são nossa responsabilidade”, completa André.

No desfile de Reinaldo Lourenço, que rolou no terceiro dia de SPFW, na FAAP, a equipe de André teve alguns dias para deixar a “iluminação afinada”. Mas, nem sempre é assim. Muitas vezes, a troca de iluminação é feita em algumas horas, entre um desfile e outro. “Todo mundo quer exclusividade. Não aproveitamos as posições de um desfile para outro. É tudo novo”, ressalta. André lembra que se não tiver luz não tem nada.

A vida é corrida, o trabalho é pesado, se conhece muitas pessoas e se tem muito que contar. A última “treta” do backstage foi com o pessoal do som. “Os caras tiraram a nossa fiação e colocaram a deles. Quando a gente chegou tava tudo no chão e a produtora reclamou da bagunça. Fomos lá tiramos os cabos deles e deixamos jogados também. Eles chegaram causando e a gente já escamou eles, porque estavam errados”, conta empolgado.

Mas, nem tudo é briga, também tem a parte divertida do trabalho. Rodar o país fazendo produções, as garotas bonitas, as pessoas diferentes, as “baladinhas da hora” e aqueles que se conhece ao longo dos trabalhos e que se reencontram eventos, são alguns dos itens citados pro André.

Outro que adora essa vida é Ricardo Guerra, conhecido como Alemão e que já trabalha com iluminação há 25 anos. “Esse trabalho é meio cachaça”, declara rindo. Com tanto tempo na estrada, Alemão lembra da época em que não existia tantas empresas de iluminação pelo país e não se tinha acesso aos equipamentos de ponta. “O material melhorou e hoje você encontra mais coisa pronta. Antes a gente tinha que improvisar peças de madeira, por exemplo. Hoje você tem loja especializada que não tinha quando eu comecei”.

Apesar dos 25 anos de carreira, esse é o primeiro SPFW de Alemão. Ele trabalhou com moda antes da criação da semana de moda, quando os desfiles eram isolados, de uma marca só e a estrutura era feita de forma artesanal. Experiência mesmo ele tem em shows. Alemão lembra de um festival que fez em Punta de Leste, com Joe Cocker e Billy Idol. Cocker estava tão “doidão” que passou mal no meio do show, “foi no backstage, chamou o ‘raul’ e voltou para cantar na maior cara dura", relata rindo dos bons tempos.

A vida não é fácil, eles estão sempre virados, correndo contra o tempo, com a mão suja de graxa e a camisa suada, mas fazem porque gostam e nada é possível sem a dedicação e o empenho dos técnicos que povoam o lado da moda que a gente não vê.

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